terça-feira, 17 de março de 2009

Sucesso da publicidade na internet é diretamente proporcional ao conhecimento da empresa sobre mídias sociais


Falar de Marketing Interativo no ambiente web caracterizado pela conexão rápida e cada vez mais colaborativa é avisar ao empresário interessado neste meio que ele deve estar de mente totalmene aberta, se está realmente disposto ganhar o consumidor que nele trafega. Isso porque trata-se de um novo tipo de consumidor; antenado, plugado, twittado, mobilizado, entre outros adjetivos ligados a tecnologias cada vez mais baratas e disponíveis. Coube a Márcio Chleba, da agência de mesmo nome, a fazê-lo, durante o congresso do Web Expo Forum (www.webexpoforum.com.br), que acontece de hoje, 17 de março até 5a. feira, 19, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento, é realizado pela Converge Comunicações e pela Revista TI Inside e está sendo acompanhado, a convite, pelo Mosaico Social.

Ele explicou que, no quesito publicidade e propaganda, a internet substituiu os antigos campeões de audiência - as mídias impressas e as Tevês. Com isso, sites e portais tiveram que se tornar mais e mais atraentes, tomando conta dos primeiros lugares na preferência dos consumidores em termos de mídia. Hot-sites com músicas, interatividade, concursos e jogos são alguns dos elementos existentes em sites de empresas que vendem por internet.

E, numa bola de neve, mais e mais consumidores procuram serviços online e podem encontrar diversos tipos de propagandas, razão pela qual não se avalia mais o tipo de perfil de consumidor, mas o tipo de interação que se vai ter com ele – ou nichos de consumidores de um mesmo produto. Isso implica pensar em produto, mas ainda mais no tipo de conteúdo que se vai trabalhar aquele produto. Chleba mostrou novas tendências de conceitos de publicidade que a internet deve incluir, como extensão da estratégia global da empresa para aquele produto:

Funcionalidade: o site deverá ter uma abordagem adequada;
Usabilidade: será projetada e realizada por toda a área de arquitetura da computação. É preciso que a área de Marketing esteja totalmente envolvida para que haja a validação do trabalho realizado pela de Informática;
Desempenho: o sistema deverá suprir o que será oferecido, inclusive com a sua manutenção e disponibilidade de números de acessos.
Definir estratégicas que possam ir além do conhecimento do cliente, para que este seja surpreendido com o resultado final é sempre um plus que agrega e quanto mais conhecimento a agência detiver sobre as mídias sociais, mais bem sucedida será sua campanha.


O perfil deste consumidor pode ser definido como: pessoas que lêem muito e comentam entre si sobre um produto, interagem. Com isso, a divulgação se intensifica independentemente do próprio dono da marca e a uma velocidade da informação que torna incontrolável o processo. Uma coisa é certa – quem ficar de fora, perderá o poder sobre sua marca e quando resolver pensar no que fazer, pode ser tarde demais. (Reportagem de Liliane Rodrigues, texto de Vany Laubé)

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