quinta-feira, 2 de abril de 2009

Liberdade de imprensa e democracia são temas de forum na FIESP


Depois da carta aberta aos jornalistas, de Leandro Fortes (postada poucos dias atrás) - que de tão completa não precisa de mais detalhes - e ontem, da “palhaçada” de obstáculos colocados para que a votação pelo Supremo Tribunal Federal da medida cautelar sobre o diploma de Jornalismo não fosse transmitida abertamente – somente um canal da TV paga pôde ter acesso ao plenário e o que se soube foi transmitido por celular por colegas a outros que iam passando para os interessados via blogueiros de plantão - será no mínimo, instigante (adoro este termo!) a realização da 2ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia. Promovido pela Revista Imprensa, no próximo dia 4 de maio, no prédio da FIESP, em São Paulo, terá o apoio justamente de quem não é, digamos, muito chegado à dita cuja. Senão vejamos: fora a ABI e a OAB-SP, a própria anfitriã e a TV Globo.

O que mais chama a atenção do programa é sua pretensão: discutir a questão da liberdade de imprensa como ferramenta democrática e defender a manutenção de um dos pontos mais atingidos em momentos políticos mais autoritários. Até aí, tudo bem, desde que se possam incluir episódios relativos aos últimos anos de Governo. Deve haver muita coisa para se agregar a esta discussão, não?

Como o evento é gratuito, de interesse social, inclusive, o blog resolveu abrir espaço para esta oportuna divulgação e convite. Haverá uma conferência de abertura e uma de encerramento e mais três painéis. Serão debatidas a indústria jornalística, as ferramentas digitais que cada vez mais colaboram com a difusão da informação, a liberdade de expressão e a Lei de Imprensa. Os palestrantes serão Ricardo Gandour (Grupo Estado), Rosana Hermann (Querido Leitor), Wadih Damous (Presidente da OAB/RJ), Flávio Cavalcanti Júnior (Abert) e outros.

Aguçou sua curiosidade? Então cadastre-se pelo site www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa, e-mail liberdadedeimprensa@portalimprensa.com.br ou pelo telefone (11) 2117-5311. Reportagem de Liliane Rodrigues, Texto de Vany Laubé)