quinta-feira, 9 de abril de 2009

A web 2.0 na prática: veloz, adiante e revolucionária até para o Mosaico Social. Alguém duvida?

O vídeo em que Caio Túlio Costa fala da web 2.0 na prática foi escolhido a dedo. Afinal, o jornalista foi participante - por tabela - do momento pelo qual o blog passa em relação ao tema sobre o qual ele discorre e que seria, depois, assunto principal de seu livro, aqui abordado.



O Mosaico Social nasceu para ser testemunha e tentar promover a discussão ou pelo menos para apresentar fatos e fotos, aprender e compartilhar o "acontecimento" das mídias sociais. Mas o que segue é absolutamente fora de controle e de expectativa, claro, nos deixando orgulhosas e mostrando, na prática, o poder dessa mídia. Com apenas um mês de oficialmente lançado, o blog gerou ações de visibilidade sequer imaginadas:

Primeiro foi a defesa ao diploma de jornalismo transformada em artigo e publicada na semana em que o portal Nós da Comunicação dedicava-se a discutir a educação nas Universidades. Na sequência, o convite do próprio portal para eu me cadastrar como participante no chat com o jornalista Caio Túlio Costa, em fase de lançamento de seu livro (achou o link?). Só esta oportunidade em si já vale como ponto para o fenômeno web 2.0 ou mídias sociais. Atire a primeira pedra quem discordar do fato de que, em outros tempos, esta participação aberta, democrática e totalmente anárquica do chat (o autor não teve a menor chance de falar sobre seu livro) só seria possível com um QI (=quem indica) do calibre do cargo exercido por ele, ou convites disputados aos tapas.

Então, no último dia 7 de abril veio a informação de que o blog havia sido escolhido pela equipe do portal (e quem for ao expediente vai tomar um susto ao ver o tamanho da lista e da diversidade de profissionais que integram o Conselho Editorial) como um dos Blogs que amamos, seção recém lançada. Muito rápido, muito forte, muito revolucionário como diz o Caio Túlio neste vídeo que achei no Youtube e cujo tema deve ter valido como inspiração para ele escrever o livro ‘Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória’. Além do Nós da Comunicação que publicou o chat editado e a sinopse, há entrevistas e vídeos sobre ele no site da Editora Zahar.

Boletim com três veiculações na Rádio Mega Brasil online

E não para por aí não. Seguindo a velocidade das mídias sociais, uma certa vocação ou vontade e, agora, mais uma lição aprendida em 100% dos eventos dos quais tenho participado, que é a de compartilhar conhecimentos, o Mosaico Social vai, a partir deste seu segundo mês de vida, virar Boletim na Rádio Mega Brasil online. O convite veio do jornalista Marco Rossi, sócio de Edu Ribeiro na Mega Brasil e quem orquestra a RAMBO, como é carinhosamente chamada pelos funcionários. O boletim vai abordar como lidar com as mídias sociais. Porque se já estamos vivendo a web 2.0, a web 3.0 está chegando e é realidade no Facebook e em vários smartphones, com aplicativos e plataformas falando entre si e facilitando a vida dos usuários. Aguarde, a gente chega lá, mas - por etapas.