quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Web 3.0 – a era das semânticas das redes

Hoje sigo suitando - ou seja, dando continuidade ao - tema da web 3.0, jogado a exmo no quase editorial de ontem, fechando o ciclo do primeiro trimestre de 2009.

Ainda desconhecida de muitos, a web 3.0, não é nova para vários dos colegas que hoje dão palestras para quem ainda está engatinhando nas chamadas mídias sociais, o termo que substituiu a web 2.0. Trata-se da terceira onda da internet, e é aquela que terá mais interação dos computadores com a rede, também chamada de “semântica das redes”.

Para quem quiser mais detalhes, sugiro um pulinho na Wikipedia . Mas, claro, vale a pena ouvir mesmo quem está vivendo este novo universo, como Eric Schmidt, CEO do Google, que falou sobre isso em agosto de 2007 – ano em que aqui no Brasil, as primeiras agências de Comunicação começaram a lançar seus produtos para monitorar a então web 2.0 – supernovidade do pedaço.



Não se trata de "pirar na mandioquinha"... ainda. Mas, vale para refletir sobre a velocidade com a qual as tecnologias estão promovendo as mudanças, seja nos relacionamentos, na criação de produtos de nicho, na forma de se fazer negócios e, especialmente, em como teorias marketing antes tidas como verdades absolutas estão ruindo como castelos de areia.

Como viver 24 horas está cada vez mais urgente, não? Nunca foi tão sábio o conselho de nossas avós “não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!”