sexta-feira, 3 de abril de 2009

Coleguinhas, Uni-vos!

Coleguinhas, Uni-vos!

Sugiro a visita ao blog do colega carioca Ivson Alves, que me reencontrou recentemente no LinkedIn e que é blogueiro ainda muito antes do termo tornar-se fashion. Vem a calhar seu post de hoje como suíte do convite feito ao evento que a Revista Imprensa, com apoio da ABI e Rede Globo (sic) realizam sobre Liberdade de Imprensa e democracia.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Liberdade de imprensa e democracia são temas de forum na FIESP


Depois da carta aberta aos jornalistas, de Leandro Fortes (postada poucos dias atrás) - que de tão completa não precisa de mais detalhes - e ontem, da “palhaçada” de obstáculos colocados para que a votação pelo Supremo Tribunal Federal da medida cautelar sobre o diploma de Jornalismo não fosse transmitida abertamente – somente um canal da TV paga pôde ter acesso ao plenário e o que se soube foi transmitido por celular por colegas a outros que iam passando para os interessados via blogueiros de plantão - será no mínimo, instigante (adoro este termo!) a realização da 2ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia. Promovido pela Revista Imprensa, no próximo dia 4 de maio, no prédio da FIESP, em São Paulo, terá o apoio justamente de quem não é, digamos, muito chegado à dita cuja. Senão vejamos: fora a ABI e a OAB-SP, a própria anfitriã e a TV Globo.

O que mais chama a atenção do programa é sua pretensão: discutir a questão da liberdade de imprensa como ferramenta democrática e defender a manutenção de um dos pontos mais atingidos em momentos políticos mais autoritários. Até aí, tudo bem, desde que se possam incluir episódios relativos aos últimos anos de Governo. Deve haver muita coisa para se agregar a esta discussão, não?

Como o evento é gratuito, de interesse social, inclusive, o blog resolveu abrir espaço para esta oportuna divulgação e convite. Haverá uma conferência de abertura e uma de encerramento e mais três painéis. Serão debatidas a indústria jornalística, as ferramentas digitais que cada vez mais colaboram com a difusão da informação, a liberdade de expressão e a Lei de Imprensa. Os palestrantes serão Ricardo Gandour (Grupo Estado), Rosana Hermann (Querido Leitor), Wadih Damous (Presidente da OAB/RJ), Flávio Cavalcanti Júnior (Abert) e outros.

Aguçou sua curiosidade? Então cadastre-se pelo site www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa, e-mail liberdadedeimprensa@portalimprensa.com.br ou pelo telefone (11) 2117-5311. Reportagem de Liliane Rodrigues, Texto de Vany Laubé)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Web 3.0 – a era das semânticas das redes

Hoje sigo suitando - ou seja, dando continuidade ao - tema da web 3.0, jogado a exmo no quase editorial de ontem, fechando o ciclo do primeiro trimestre de 2009.

Ainda desconhecida de muitos, a web 3.0, não é nova para vários dos colegas que hoje dão palestras para quem ainda está engatinhando nas chamadas mídias sociais, o termo que substituiu a web 2.0. Trata-se da terceira onda da internet, e é aquela que terá mais interação dos computadores com a rede, também chamada de “semântica das redes”.

Para quem quiser mais detalhes, sugiro um pulinho na Wikipedia . Mas, claro, vale a pena ouvir mesmo quem está vivendo este novo universo, como Eric Schmidt, CEO do Google, que falou sobre isso em agosto de 2007 – ano em que aqui no Brasil, as primeiras agências de Comunicação começaram a lançar seus produtos para monitorar a então web 2.0 – supernovidade do pedaço.



Não se trata de "pirar na mandioquinha"... ainda. Mas, vale para refletir sobre a velocidade com a qual as tecnologias estão promovendo as mudanças, seja nos relacionamentos, na criação de produtos de nicho, na forma de se fazer negócios e, especialmente, em como teorias marketing antes tidas como verdades absolutas estão ruindo como castelos de areia.

Como viver 24 horas está cada vez mais urgente, não? Nunca foi tão sábio o conselho de nossas avós “não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!”

terça-feira, 31 de março de 2009

Mídias sociais bombam e I trimestre acaba. A previsão? Preparem-se: a web 3.0 vem aí


Hoje termina o primeiro trimestre de 2009. O saldo? As mídias sociais estão literalmente bombando; todos os dias há seminários, workshops, oficinas, fóruns e congressos sobre as mídias sociais. São promovidos por entidades, empresas, mas, especialmente, por veículos de comunicação. Só este mês, devem ter ocorrido uns três – em São Paulo, só dos que eu tenho conhecimento, fora os que vêm pela frente.
O site/blog/portal mundorp.com.br possui vasto material de divulgação. Há pouco mais de duas semanas, foi o pessoal da Converge Comunicações, editora da TI Inside, Tela Viva, entre outras revistas especializadas em mídias e tecnologias realizar o Web Expo Forum 2009 (http://www.webexpoforum.com.br), que o mosaico social cobriu e ainda deve discutir, sob outro prisma, a partir de amanhã. E ontem, foi a vez da revista INFO (http://info.abril.com.br/seminariosinfo/midias-sociais/cobertura/) realizar seu seminário, cuja cobertura está sob o comando do colega Max Gonzalez.

Maior valorização que qualquer ativo financeiro

Nunca se falou tanto dessas mídias, porque o assunto realmente está na ordem do dia. A proporção de importância é tanta que, passados apenas quatro meses, um curso de Master em Jornalismo Digital, cujo programa sofreu poucas modificações, mas que, ao invés de ser feito em um único mês diretamente, acaba de ser diluído pelas últimas semanas durante quatro meses ao longo de um semestre, passou a custar mais que o dobro. Isso mesmo; sofreu uma valorização maior que qualquer outro ativo de mercado – muito mais de 100% em quatro meses.

Este é o verdadeiro poder das mídias sociais, caso alguns empresários ainda não tenham atentado para o que elas representam no início de 2009. Em setembro de 2007, o assunto ainda era quase um tabu, com apenas duas agências anunciando novidades em suas palestras em alguns poucos eventos. O tal Vincent Ferrari, que se tornou celebridade ao gravar sua conversa de 20 minutos com o responsável do callcenter da AOL ainda era um desconhecido. E, ao tentar trazer a novidade à mesa de meus clientes, eu era tida como a jornalista que estava “tendo alucinações”, diante de uma realidade ainda muito distante do Brasil.

Mas, hoje, passado pouco mais de um ano, eu digo: professores, diretores, estudantes, senhores do Governo, prezados stakeholders: se os senhores não abrirem os olhos para este movimento avassalador, hoje e agora, daqui a pouco vem a Web 3.0 e será tarde demais.

Porque é o que está acontecendo hoje lá fora. A discussão da web 3.0, de como aplicativos agregados a programas existentes poderão otimizar sozinhos escolhas e ações a partir de perfis de usuários e, com isso, mudar ainda mais o relacionamento dentro da web. O papo da tsunami, sobre o qual a turma que criou a www mencionou em seu Manifesto Cluetrain não é nenhuma viagem de “Lucy no Céu de Diamantes”, não. A economia de agora é a de nichos; o consumidor é único e quer ser ouvido. Um faz a diferença, sim, e a opinião de cada um importa.

O saldo...

No mais, ouvi no rádio um instituto prever que o PIB brasileiro deve cair “um bocadinho” mesmo este ano, independente do otimismo que ronda o Palácio do Planalto; que, quem tiver sistemas piratas não deve abrir seus computadores amanhã, porque pode ser um desastre, já que hackers adoram criar pegadinhas no dia 1º. De Abril, dia da Mentira, o mesmo escolhido (por que será, eu me faço esta pergunta dia após dia) pelo STF para julgar a resolução acerca da validade do diploma do jornalista e sobre a regulamentação da profissão; e uma ex-estagiária me mandou e-mail dizendo que esta vida de trabalhar por jobs é muito complicada, porque, a um mês de acabar seu contrato, ela, já está desesperada, sem saber como pagar contas a partir de Maio. Então, eu pergunto: O saldo? Não tenho a mínima idéia. E você, tem?