quinta-feira, 9 de abril de 2009

A web 2.0 na prática: veloz, adiante e revolucionária até para o Mosaico Social. Alguém duvida?

O vídeo em que Caio Túlio Costa fala da web 2.0 na prática foi escolhido a dedo. Afinal, o jornalista foi participante - por tabela - do momento pelo qual o blog passa em relação ao tema sobre o qual ele discorre e que seria, depois, assunto principal de seu livro, aqui abordado.



O Mosaico Social nasceu para ser testemunha e tentar promover a discussão ou pelo menos para apresentar fatos e fotos, aprender e compartilhar o "acontecimento" das mídias sociais. Mas o que segue é absolutamente fora de controle e de expectativa, claro, nos deixando orgulhosas e mostrando, na prática, o poder dessa mídia. Com apenas um mês de oficialmente lançado, o blog gerou ações de visibilidade sequer imaginadas:

Primeiro foi a defesa ao diploma de jornalismo transformada em artigo e publicada na semana em que o portal Nós da Comunicação dedicava-se a discutir a educação nas Universidades. Na sequência, o convite do próprio portal para eu me cadastrar como participante no chat com o jornalista Caio Túlio Costa, em fase de lançamento de seu livro (achou o link?). Só esta oportunidade em si já vale como ponto para o fenômeno web 2.0 ou mídias sociais. Atire a primeira pedra quem discordar do fato de que, em outros tempos, esta participação aberta, democrática e totalmente anárquica do chat (o autor não teve a menor chance de falar sobre seu livro) só seria possível com um QI (=quem indica) do calibre do cargo exercido por ele, ou convites disputados aos tapas.

Então, no último dia 7 de abril veio a informação de que o blog havia sido escolhido pela equipe do portal (e quem for ao expediente vai tomar um susto ao ver o tamanho da lista e da diversidade de profissionais que integram o Conselho Editorial) como um dos Blogs que amamos, seção recém lançada. Muito rápido, muito forte, muito revolucionário como diz o Caio Túlio neste vídeo que achei no Youtube e cujo tema deve ter valido como inspiração para ele escrever o livro ‘Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória’. Além do Nós da Comunicação que publicou o chat editado e a sinopse, há entrevistas e vídeos sobre ele no site da Editora Zahar.

Boletim com três veiculações na Rádio Mega Brasil online

E não para por aí não. Seguindo a velocidade das mídias sociais, uma certa vocação ou vontade e, agora, mais uma lição aprendida em 100% dos eventos dos quais tenho participado, que é a de compartilhar conhecimentos, o Mosaico Social vai, a partir deste seu segundo mês de vida, virar Boletim na Rádio Mega Brasil online. O convite veio do jornalista Marco Rossi, sócio de Edu Ribeiro na Mega Brasil e quem orquestra a RAMBO, como é carinhosamente chamada pelos funcionários. O boletim vai abordar como lidar com as mídias sociais. Porque se já estamos vivendo a web 2.0, a web 3.0 está chegando e é realidade no Facebook e em vários smartphones, com aplicativos e plataformas falando entre si e facilitando a vida dos usuários. Aguarde, a gente chega lá, mas - por etapas.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Passarinho me disse...


O Twitter está na ordem do dia entre as mídias sociais como fenômeno social e corporativo. São mais de seis milhões (6.000.000, isso mesmo!) de pessoas utilizando esse serviço no mundo, e muitas delas no Brasil. Não é à toa que, usuário assíduo deste miniblog, Edney Souza, arroz de festa de 10 entre 10 eventos sobre mídias sociais, blogueiro mais twittado do Brasil, entre outros predicados destacados pela mídia tradicional de peso, e também consultor e empresário do ramo, diz que "no orkut todo mundo é pobre; no facebook todo mundo é rico; no flickr todo mundo é cool e, no twitter todo mundo é inteligente."

Agora, então, com a recente notícia do interesse do Google, no Washington Post de comprar o Twitter nem tanto por ser um blog ágil, mas pela sua enorme capacidade de buscas, o que vai resolver para seus criadores o conhecido imbroglio de muitos empresários da internet -- que criam coisas fantásticas, inteligentes e de status, mas inversamente proporcional ao seu retorno financeiro -- não é de se espantar que o Twitter esteja na capa de revistas, jornais e blogs - do mundo inteiro.

Bottom-line

Por tudo isso, a revista BITES do publisher colega de profissão e meu "padrinho de blog", Manoel Fernandes, vai promover, exatamente daqui a um mês, no dia 6 de maio, no Centro Britânico, em São Paulo (SP), a Oficina Prática: Como as empresas podem utilizar o Twitter como uma ferramenta de comunicação corporativa. Além de abordar os segredos do miniblog, o evento vai entrar a fundo nos recursos por detrás deste “pio” e auxiliar os presentes a construir perfis de usuários.

As inscrições podem ser feitas via e-mail oficina@bites.com.br ou pelo telefone (11)38145928. O Centro Britânico fica na Rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, São Paulo. O Mosaico Social já garantiu sua presença. Compareça e tire o máximo de proveito do que esta ferramenta pode fazer pelos seus negócios!