quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cuba proibe acesso de cidadãos a Internet

A resposta veio rápida. Desde o último dia 5 de maio, na sequência do evento sobre liberdade de imprensa e democracia, realizado em São Paulo, do qual a blogueira cubana Yoani Sanchez participou por meio de uma ligação telefônica por estar impedida de viajar, seus conterrâneos estão proibidos de usar os cibercafés de hotéis da ilha agora comendada por Raul Castro, irmão do ditador Fidel Castro.

A notícia que reproduzo abaixo mostra imagens da própria blogueira. Sem falar, ela teria dito à reportagem que a proibição seria uma ação direta dos Ministérios do Turismo e das Comunicações.



Yoani Sanchez ficou mundialmente conhecida ao lançar seu blog Geração Y, como um desabafo de uma geração que cresceu sob a égide de uma sociedade que teve garantidos pelo Estado educação, saúde, transporte público, entre outros serviços, mas sem qualquer direito individual, acesso a bens de consumo ou escolha de ir e vir.

Seu blog é um exemplo clássico do poder de evangelização e viralização das novas tecnologias, segundo a "bíblia" The Ground Swell, uma vez que representa o anseio do público de manifestar seu direito de expressão, fazendo sua própria revolução contra o status quo, usando as facilidades tecnológicas à disposição e o ambiente da Internet, propício para esta ação.

Quem resolver dar um pulo no Geração Y vai ver outro vídeo, gravado pela própria Yoani, em 9 de maio, em que comprova a manutenção das medidas depois de eventual "desmentido". Ela é a pessoa que estaria filmando e fingindo ler o jornal local, enquanto um colega busca "entrevistar" a funcionária pública sobre a restrição. Em pleno século XXI, com tudo o que temos à disposição, parafraseando o jornalista e âncora Boris Casoy... "é um verdadeiro absurdo!"