segunda-feira, 8 de junho de 2009

Unomarketing: um ato de amor


O portal Nós da Comunicação tem a matéria-panorama que sintetiza os oito painéis dos dois dias de intensos trabalhos realizados por palestrantes, organizadores e uma platéia de cerca de 170 pessoas, em média, nos dias 2 e 3 de junho, em cada apresentação. Vale a pena dar um pulo e ler o que cada um dos palestrantes deixou como mensagem e o que basta para tornar nosso mundo sustentável.

Não seria muito, mas diante de tantas adversidades, pode significar um esforço hercúleo, porque trata-se de um olhar-se no espelho e um resgatar-se íntimo e pessoal. O título é Unomarketing: o resgate do amor para a sobrevivência da raça humana. (Foto do blog http://diganaoaerotizacaoinfantil.files.wordpress.com)

domingo, 7 de junho de 2009

O perigo de ignorar as tendências da tecnologia está em deixar de existir

As últimas duas semanas têm sido de muita absorção de novos conteúdos, todos eles ligados à crescente intromissão das mídias sociais em todos os aspectos que permeiam a vida do ser humano. No último post, o assunto foi o efeito devastador desta onda gigante no meio jornalístico, com o fim da Gazeta Mercantil, aqui em São Paulo. O de hoje traz um de meus - e de tantos outros - gurus da tecnologia, "Sir" Ethevaldo Siqueira, alertando as empresas a abrirem os olhos para este tsunami sob a pena de não mais sobreviver - assim, nua e cruamente. A dica é uma contribuição de Renato Raposo, publicitário, jornalista e amigo, que por seguir o blog, sugeriu este podcast para os leitores deste espaço.

Quem ouvir ao podcast de sua entrevista a outro ícone do jornalismo, Heródoto Barbeiro, na CBN, vai constatar que, mesmo aqui, as empresas jornalísticas não foram esquecidas. Em outro podcast no site da CBN, Ethevaldo Siqueira chega a falar que, como modelo de negócios, os Portais de Conteúdo, na era da Web 2.0, estão investindo em compra de direitos de transmissão de grandes eventos esportivos, porque as Tevês vão perder gradativa e inexoravelmente mais lugar para as transmissões via web, com a também crescente transmissão de banda larga que o Brasil começa a experimentar.

Sustentabilidade

Na semana em que o Meio Ambiente foi destaque no mundo inteiro, o link foram novamente as mídias sociais e a sustentabilidade do planeta. Como convidada do Portal Nós da Comunicação, participei da primeira iniciativa do pessoal de Marketing em juntar estes assuntos e o resultado foi fantástico. Uma das matérias já foi ao ar, intitulada Novas Tecnologias, velocidade e poder no centro do debate do Unomarketing, que convido os seguidores do blog a lerem porque a visão de outro tecnicista - aliás um dos mais respeitados do Brasil, Abel Reis - é de uma lucidez incrível, digna de roteiro de filme. Amanhã, o Portal sai com a outra matéria, que faz o apanhado geral dos oito painéis de altíssima qualidade de conteúdos e de casos práticos apresentados pelos palestrantes convidados.

Nota da editora

Este post foi editado - por problemas de revisão - graças à revisão da superamiga e irmã de fé, Paula Barifouse. Mas, nesta manhã do dia 19 de junho, depois de várias situações "saia-justas" e, finalmente, a pedido do primo Vitor Rolf Laubé, uma solução alternativa foi tomada para que o podcast contendo o podcast passasse a entrar apenas a partir do desejo dos leitores e não automaticamente - como imposição(?) da CBN, ao colocar à disposição desta forma na receita embbeded aos interessados em colocar a matéria em seus blogs e sites.

A matéria ainda pode ser ouvida. Basta que o leitor agora clique no link. Temos Heródoto e Ehevaldo na maior conta pelas suas contribuições jornalísticas, mas, convenhamos, entrar com o áudio automaticamente estava, realmente, tornando-se um problema sério - não por culpa deles ou aqui do Mosaico Social - mas, já resolvida a questão, pedimos também desculpas pelo inconveniente, que não mais se repetirá. Obrigada a todos os que colaboaram com este post.