sexta-feira, 31 de julho de 2009

Já pensou em fazer Twitter Fashion? Aproveite antes do retorno às aulas

Passados mais de 10 dias sem postar - por motivo de férias escolares, uma vez que "trabalho com o produto filho" - antes ainda de entrar na segunda fase das nossas aulas referentes ao uso das ferramentas do Twitter, dando continuidade ao ABC do Pio do Pássaro Azul, que, em algumas plataformas, soam pouco diferente (Janaina Machado da @planobconsult que o diga, ao experimentar o TweetDeck pela primeira vez esta tarde!), gostaria de apresentar o Twitter Mosaic.

O nome não podia ser mais propício a este blog. Trata-se de um aplicativo muito simpático, ao qual fui apresentada bem ao acaso, muito como ocorre quando estudo pela internet. Ao clicar num link que me chamou a atenção hoje no Twitter [uma das fontes mais importantes de consulta, pauteira mesmo de novidades up to date para meus retwittes (os @RT)], estudei seu conteúdo e li também todos os seus comentários. Pois um deles, justamente por ser de uma profissional de Comunicação, me interessou particularmente. Tendo a moça assinado com o link para seu blog, acabei por saber que existe um Clube de Mídia Social (com várias centrais nos Estados Unidos) e, ainda, conheci o tal Twitter Mosaic. O que se vê abaixo é uma relação dos "amigos" que o próprio aplicativo montou entre eu escolher por seguidores ou amigos. Tudo feito automaticamente.

Get your twitter mosaic here.



Este mosaico de gente é só o começo. O aplicativo, na verdade, serve para você usá-lo como imagem para criar brindes para dar até a eles mesmos ou apenas um exemplar de cada um dos produtos expostos no endereço para você mesmo curtir. É superbacaninha! Pode ser uma camiseta preta, personalizada com a pergunta: você está me seguindo? E, a figura, além de contemplar todos os que já o estão, traz seu endereço de Twitter também. É genial, porque ao preço de uma camiseta de grife, você importa uma feita somente para você, com as pessoas que te prestigiam (ou vice-versa) no seu ponto de encontro. Pode ser uma caneca ou um mouse pad também.

Bobagem ou lugar comum porque incentiva o consumo? Não vejo por este prisma. Vivemos numa sociedade consumista. Atire a primeira pedra quem não o tenha sido em algum momento! O que eu defendo aqui são dois pontos de vista: num mundo mais generoso e de compartilhar conhecimentos, pode ser, no mínimo, um brinde muito mais marcante, porque de uma certa forma, pode levá-lo a compartilhar uma gentileza com quem te segue, por exemplo. E, usando a camiseta como a forma máxima da propaganda, coloca na sua mão o controle total do que você realmente quer usar como propaganda. O que pode ser mais representativo que sua própria marca, o seu @nicknamenotwitter, convidando a quem ler de o seguir também, porque, eventualmente, na grande figura, pode reconhecer-se como eventual elemento da "mesma tribo" como fornecedor ou buscador de informação? Tudo isso, sem necessidade de muitas palavras. Eu gostei. E você?