quinta-feira, 6 de maio de 2010

Você ainda tem dúvidas do porquê estar nas mídias sociais?

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. A sensação está começando a ficar mais forte a cada dia que passa, li-te-ral-men-te. Se, em 2006, quando comecei ainda à boca pequena, a falar sobre o word-of-mouth a meus clientes, que me olhavam de soslaio (nossa, essa foi erudita - mas eu confio na geração Y, que não se acanha em entrar no Google e buscar na wikipedia o significado para não fazer cada de conteúdo, mas sim, buscar o conteúdo para discutir de igual para igual!) agora não tem mais volta. É inevitável, inexorável. De café a sanduíche, passando por computadores a políticos, vende-se de tudo no ambiente virtual, com retornos cada vez mais significativos do que os dos tradicionais meios de comunicação. Confira você e opine. Ou vai dizer que a importância midiática destas redes não é cada vez maior, mais penetrante e forte? Que atire a primeira pedra quem ainda não tenha sido atingido, de alguma forma, pela força das mídias sociais!



Não é nada? Pode não ser. Ainda, para o seu tipo de negócio. Mas vale a reflexão e a dica. Se você não entrar nela de forma pró-ativa, você pode ter que pegar o bonde andando a partir do que os clientes vierem a falar da sua marca, produto ou de você. E aí, você vai estar preparado?

terça-feira, 4 de maio de 2010

Por que sua Comunicação e seu Marketing nunca mais serão os mesmos

Há inúmeras razões pelas quais vale a pena entrar no "maravilhoso mundo" novo das mídias sociais. Elas são as ferramentas por meio das quais está se formando a "nova ordem mundial" de relacionamentos e negócios, o segundo como decorrência do primeiro. Exemplos disso pululam em redes sociais mundo afora.

Aqui, uma forma simpática e simples de entender a mudança nas áreas de Marketing e Comunicação, no ambiente 'antes e depois' das mídias sociais.



Depois de assistir a este vídeo, você ainda vai ficar aí parado, sem se mexer, deixando o público falar de sua marca, o "quem cala, consente" regê-la? Até quando?

Se você é do tipo conservador, pelo menos crie um perfil mas mídias relevantes, observe e monitore o mercado até que sinta seu business pronto para a interatividade que rege esta "nova onda". Mas entenda; o movimento é inexorável. De um jeito ou de outro, se sua empresa não se lançar nele, ela será engolida. É o efeito #tsunami, do qual falaram Charlene Li e seu colega do Forrester Research, Josh Bernoff, já há algum tempo - assunto abordado em outro post aqui no mosaicosocial - em seu livro Groundswell. #olhovivofarofino.

Mega Brasil reúne três congressos em um só maior evento de Comunicação do país


Está chegando a hora! Os motores da Mega Brasil estão supercalibrados para a largada de mais um - o maior - Congresso Nacional de Comunicação! Esta edição, não fosse a junção de dois eventos, seria a 13ª do já tradicional e mais completo evento voltado para as áreas de Comunicação Corporativa, englobando Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Mas não se trata de superstição a mudança de nome e a inclusão de mais dois outros congressos este ano, tornando este, sem dúvida, o maior e mais completo evento do setor em todo o Brasil. A empresa liderada pelos sócios Eduardo Ribeiro – à frente da equipe dos Jornalistas&Cia – e Marco Rossi, no comando da Rádio Mega Brasil online e do Jornal da Comunicação, versão guarda-chuva dos veículos online da casa – decidiu oferecer, de uma só vez três encontros do mesmo setor por motivos alguns deles até óbvios:

"Além do ano de eleições, hoje não se justifica mais separar comunicação do setor publico e da iniciativa privada. Os problemas e soluções estão cada vez mais próximos dos dois segmentos, sobretudo porque o Estado vem se profissionalizando bastante. Também temos a novidade do estouro das mídias sociais em 2009, que se reflete na necessidade de uma discussão a respeito de seu impacto sobre o trabalho dos profissionais de Comunicação à medida da estrondosa velocidade com que estas vêm realmente atuando sobre o cotidiano deles", explicou o diretor Marco Rossi (foto).
"Por este motivo, resolvemos lançar num único evento a oportunidade de agregar os três Congressos. Atendemos a todas as demandas de tendências do que cada área está vivendo e já vamos nos adiantando para o que vai acontecer em 2011", concluiu.

Chamado, então, de ">Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, o evento reunirá o 13º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa + 10º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público e o 1º Congresso Brasileiro de Comunicação Digital.

Com quase 100 palestrantes convidados, dos quais cinco convidados internacionais, o mega Congresso tem agendadas 12 conferências, 40 palestras temáticas, um curso, cinco encontros setoriais da área pública e cinco workshops. O de número 3 vai abordar o uso das mídias sociais no ambiente corporativo, dado por mim, Vany Laubé, muito honrada pelo convite do Marco.

Eventos à parte do Congresso, os workshops custam R$ 300,00 cada. Para fazer a inscrição, basta acessar o link daqui mesmo, no lado superior direito da página. O Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010 terá cobertura em todas as mídias da casa, com #RT pelo twitter @mosaicosocial, já que estarei lá, também dividindo com a supervisora da Rádio Mega Brasil Online, Jennifer Cardoso, a edição do trabalho de todo o time montado para a empreitada. Até lá.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

As # no Twitter! Porque é bom usá-las no mercado corporativo



As palhinhas sobre o que será abordado no Workshop da Mega Brasil

A partir desta semana, conforme abordado no Boletim Mosaico Social da Rádio Mega Brasil online, os tweets do Workshop sobre as mídias sociais do Congresso da Mega Brasil no tweeter @mosaicosocial começarão a ser postados sob a hashtag #workshopMegaBrasil2010. Por sua vez, as palhinhas do boletim começarão a ser postadas no blog, a começar pelo desta semana.

Um dos assuntos que pretendo abordar no Workshop do Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010 será o uso corporativo das tags, ou hashtags no Twitter. Estas hashtags, reconhecidas pelo uso do símbolo (#) jogo da velha antes de uma palavra, um conjunto delas sem espaço ou alguma sigla pode, no mercado corporativo, ser de grande valia para um evento, um tópico específico, uma marca ou ainda um trend topic local ou mundial. No Brasil, onde o Twitter tem características específicas, a hashtag também assume outras, emocionais e, dependendo do tipo de evento ou negócio, podem ser significativas na hora de se medir o ROI – o Retorno sobre a Influência dos Tweets. Mas, por que e para quê existem as hashtags?

Mais que uma ferramenta de troca de mensagens, o Twitter é um poderoso search engine – um servidor de busca. As hashtags ajudam os usuários a fazer a ferramenta catalogar os assuntos de forma a que, na hora de procurá-los, eles sejam mais facilmente encontrados e de forma filtrada. Num momento de crise – a primeira e mais eficaz forma de se filtrar os tweets para uma rápida pesquisa sobre um acontecimento envolvendo sua marca é usá-la após uma hashtag. Que tal fazer agora uma busca usando algumas hashtags?