sexta-feira, 21 de maio de 2010

Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010, Workshop 3:

Por que as empresas precisam entender as mídias sociais e aprender sobre elas?

Meu perfil no tweeter @mosaicosocial é bem claro. Sou eterna aprendiz das mídias sociais, porque "o tempo não pára" e elas também não. Uma vez dentro deste mundo, você vira um aluno para sempre. Descobri isso desde o primeiro instante em que comecei a me interessar por elas e estudá-las a fundo, ao decidir que 2009 seria meu "ano sabático" - dedicado exclusivamente a elas.

Mas, por que esta história de aprendiz para sempre? A simples razão está no fato de que a criação de tecnologia, seja ela científica, robótica, de automóveis, para levar o ser humano a ir a outras galáxias... é o que move o ser humano a ser... humano. E isso não pára nunca - a não ser por questões políticas.

É da nossa natureza querer descobrir "de onde viemos, para onde vamos, como se faz isso?". Desde bebês, queremos desmontar e remontar, abrir, saber o que significa isso e aquilo, ou no que dá se misturarmos substâncias químicas, que novos elementos - radioativos ou não - ainda podemos incluir na tabela periódica de Química?

Isso nos faz humanos pela nossa (ir)racionalidade. E foi isso que nos trouxe até onde chegamos. Por um lado, convivemos com um fantástico nível de desenvolvimento de fazer o Iron Man do delicioso Robert Downey Junior (sim, nós mulheres tamnbém achamos os atores deliciosos, não é só os homens que podem falar de Angelina Jolie ou Scarlett Johansson!) se tornar realidade em muito pouco tempo.

Entretanto, como toda moeda tem dois lados, o mais triste é que nos lamentamos por ainda termos que conviver com Etiópias, Chernobyls (já escrito aqui neste blog, num emblemático post intitulado 'Quanto você quer pagar pelo século XXI?'), desastres ecológicos os quais, por toda a tecnologia que detemos, nos questionamos. Como pudemos deixar isso acontecer? Como não tivemos controle sobre as tsunamis, as chuvas, as enchentes, as nevascas?

Não tenho dúvidas de que o Manifesto Cluetrain tenha sido um ato revolucionário em si. E que a Internet tenha sido "vazada" a partir de questionamentos como estes, por pessoas como as que fizeram do Ficha Limpa o primeiro movimento político viral realmente dar certo aqui. Nada acontece por acaso e se as mídias sociais estão no mercado, é por uma razão também. Eu vou falar sobre isso durante o Workshop 3 deste que está sendo chamado de "congresso 3 em 1", por todas as características divulgadas em vários locais.

Até lá, os já inscritos e os que ainda podem se inscrever, ficam com esta outra palha! ;o)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Pondo a mão na massa: uma palhinha...

O dia 27 está logo ali. Em poucos dias, começa mais uma edição de um Congresso Mega Brasil de Comunicação, a primeira com três grandes eventos e, também, a primeira com cursos e workshops diferentes, depois do bom que foi o das mídias sociais.

Na manhã deste dia, de 9h20 às 11h50, terei a honra de ajudar a uma turma de mais de 15 pessoas já cadastradas a colocarem a mão na massa criar um perfil corporativo no Twitter (minha ferramenta predileta!) e, quem sabe, já sair do evento dando seus pios. Isso, claro, depois de entender, entre outras mídias, como, dentro da área empresarial, pode-se fazer a diferença neste "admirável mundo novo".

As inscrições para o Workshop 3 ainda estão abertas. Serão, no máximo 30 pessoas na sala. Se você ainda não garantiu a sua vaga, pode fazê-lo aqui, pelo site da Mega Brasil ou pelo telefone (11) 5576-5600. Até lá, o blog deixa esta palhinha sobre um case de sucesso que bombou no mercado corporativo lá de fora.



No Workshop, haverá a apresentação de um case local, com sorteio e a presença da agência de mídias sociais responsável pela estratégia, a W2Pod. E, ainda, sairá de lá com um presentinho meu para continuar twittando depois do workshop.

Depois disso tudo, você que ainda não fez sua empresa/marca entrar neste ambiente vai ficar de fora?