segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mais um ano se passou...



E, o que há de novo em mídias sociais?

Quem se lembra da música do Cassiano, "A Lua e eu"?. Pois é, mais um ano se passou, eu nem ouvi falar seu nome, porque fiquei – eu e mais alguns milhões de profissionais - enfurnada no estudo constante das novidades sobre as mídias sociais. "A Lua e eeeeu".

A lua segue diariamente sua maré em constantes e programadas mutações; o Facebook parece ser a rede social que mais aparece nas mídias – tradicionais e novas – em manchetes devido a escândalos ou notícias sobre problemas com privacidade de dados de clientes e/ou parcerias nem tão transparentes assim. Fora isso, as novidades das timelines de jornais e Twitter concentram-se em infográficos cada vez mais elaborados. Seus conteúdos? Senão reprise de como lidar com as mesmas mídias que estão aí, o vai-e-vem de suas performances na web – acessado por milhões de computadores em desktops ou laptops, netbooks e similares, na mídia que deverá, em breve, desbancar tudo isso: os celulares do tipo I-touch.

Por pouco mais de 15 dias, fiquei fora do Twitter, minha rede social preferida, e o que vejo de mais interessante? Exatamente as discussões – quase súplicas do mercado acerca da Apple investir logo na compra do Android para acabar de vez com caprichos egocêntricos de seus próprios funcionários para abraçar a hegemonia do mercado e, com Google, assumir a frente do mundo convergente.

Mas, e sobre as mídias sociais? Muito pouco ou quase nada de NOVO. Senão, vejamos:

  1. Evan Williams, um dos sócios do #Twitter anunciou (e eu... acreditei!) poucas horas depois do anúncio de que o Brasil sediaria as próximas Olímpiadas, que, em princípio de Janeiro, a plataforma estaria traduzida para o Português. Até agora, nada.
  2. Mesmo com injeção de capital, muita gente apostando no vôo de águia do pássaro, ele continua piando bastante, mas somente agora começa e, ainda muito timidamente, a dar suas primeiras tentativas de vôo comercial. Depois da entrada de Toy Story 3D em maio... ninguém mais se atreveu a investir nele e se o fez, não aparece nas listas do trend topic. Por que? Numa breve tentativa de busca de informação, tanto no Google quanto no próprio Twitter, nada!
  3. E o próprio Facebook? Depois daquela mudança de visual que pouco agradou aos usuários, gerando até um dia, em maio, para um Au revoir geral – não deu certo, é verdade - parou de trazer novidades que pudessem ser mote de matérias. Quem aprendeu a se dar bem com a ferramenta está faturando – empresa, pessoa ou hacker, conforme mostrou a revista Época da semana passada, em detalhes.
  4. Isso sem falar na onda Google, que entrou num marasmo de dar dó, bem como o Orkut – que, apenas para não deixar por menos, acrescentou uns papéis de fundo e uns gadgetzinhos para seu público não abandoná-lo de vez.

No mais, o que sucede-se a todo o boom que aconteceu em 2009 foi ou me parece estar sendo é o de que – fora a enorme facilidade de contato com pessoas com as quais você jamais teria acesso antes "na história deste País" ou mesmo mundialmente –, tenho a impressão de que as mídias sociais vivem uma curva de estabilização no que têm para oferecer como tecnologia. O que virá, agora, dependerá do uso que faremos e/ou já estamos fazendo delas. Será? Este post é uma provocação, e, certamente, terá continução. Até lá... ficamos com a música de Cassiano... A Lua e euuuuuu....(foto: 3.bp.blogspot.com/.../S900-R/Lua1.jpg)