terça-feira, 25 de outubro de 2011

Não adianta fugir: o estresse vem até você

Estresse: doença já no século XX, é o grande vilão que permeia senão todas, a maior parte das relações de trabalho!

Se existe algo inexorável que mudou definitivamente com a invasão das mídias sociais no ambiente de trabalho, passando a integrar o inconsciente coletivo de gerações de funcionários de todos os níveis possíveis e imaginários, de empresas de todos os portes, desde o início do século XXI, esta coisa é o estresse.

Já chamado "doença do século XX", sabe-se lá por qual motivo - já que a "inquisição profissional" não chegava a 1/12 do que a exposição em mídias sociais, cuja ressonância é dobby surround -, este vilão que espreita corredores, baias, rodinhas de papo e mesmo os pensamentos do "ser trabalhador comum" é a prova cabal de que chegamos, definitivamente, na era BBB preconizada pelo Blade Runner, este "baseado" no apocalipse escrito pelo escritor George Orwell, em 1984...

Dá-lhe estresse! Com as novas mídias, nas quais um mínimo de  espirro fora do lenço pode causar irremediável demissão ao mais reles estagiário, o medo de soltar uma frase irônica, uma brincadeira, de torcer avassaladoramente pelo próprio time de futebol ou ainda, fazer um comentário sobre assunto polêmico, que, inicialmente nada tem a ver com o trabalho em si, começa a mudar a saúde mental dos que vivem sua terça parte da vida em escritórios e repartições... entre outros ambientes profissionais.

Os casos de pessoas demitidas por causa de estresse no trabalho são tantos que já nem fazem tanto alarde na imprensa quanto quando começaram a pipocar, como resultado de ações intempestivas tomadas pelos sujeitos de frases no #twitter ou Facebook  acerca de suas opiniões. Mas, será que tudo está perdido?  Se até um infográfico acaba de ser criado para abordar o assunto (presente do querido @tssveloso, via Visual Loop) , tenho lá minhas dúvidas.

Vale a pena lê-lo com carinho e aprender ao seu jeito, uma forma de "levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima!". Afinal, estar no Brasil tem isso de bom... samba no pé pra desanuviar a cabeça e rir de si mesmo para encontrar a cura! Afinal, doente mesmo é quem não tem o samba no pé! Duvida?

L

Então escuta este aqui e comece já a dar um pé no baixo astral causado pelo estresse!
:D



http://visualoop.tumblr.com/post/11908712491/estresse-no-trabalho-infografico-exclusivo