segunda-feira, 12 de março de 2012

O Social commerce é aqui... e agora


Acabou há pouco o primeiro painel da 6ª. edição do WebExpoForum, realização da Converge Comunicações, que acontece hoje e amanhã, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.  Intitulado Redes de relacionamento transforma-se em plataforma de negócio?, contou com apresentações de dados, cases e novas ideias por Marcos Puccini, diretor da “by You” (rede social corporativa), Alessandro Gilm, CMO Rakuten, Fernando Taralli, presidente da VML e Silvia Levy, gerente de Marketing da Air France KLM Brasil. Rápido e eficiente, o grupo frisou que: 

  • O brasileiro está cada vez mais usando as redes sociais, não apenas as já conhecidas, como Twitter, Facebook e mesmo a nova Pinterest, cujos dados apontaram para um aumento de tráfego maior ainda que a Google+. 
  • As empresas estão obtendo aumento de produtividade em ambientes de social media corporativo.  Há exemplos que comprovam isso, conforme disse Marcos Puccini ao citar a experiência em sua própria empresa, para diminuir problemas e criar novas soluções de help desk.
  • As lojas de comércio varejista raramente abrem suas portas sem antes averiguar a quantas anda sua competitividade em relação a exemplos de empresas de comércio eletrônico como NetShoes, Dafitti, Amazonetc.. É o e-commerce pautando a realidade off-line no varejo. 
  • As iniciativas de empresas que geram ações de #SM para aumento de relevância da marca e de tráfego em plataformas de relacionamento, visando ao comércio têm crescido, e Starbucks foi novamente mencionada como campeã de ações bem sucedidas de linkagem de marca com o tráfego em lojas. "Neste cenário, é inevitável que o twitter vire SAC",  disse Fernando Taralli.  Aliás, foi desta forma que a KLM acordou para a importância das redes sociais para criação de oportunidades de negócios. Tendo inaugurado a experiência para responder aos clientes quando do vulcão neozelandês sobre atrasos e cancelamentos de vôos, a empresa criou uma nova área na empresa, o Social Hub:  trata-se de um novo nicho no qual trabalham alinhados estrategicamente o Marketing, a Comunicação, o CRM e o e-commerce. A média de ações é de uma por trimestres, segundo disse Silva Levy. 

Exemplos de iniciativas sociais

A mais recente iniciativa social da KLM é o serviço online "Meet & Seat". Ao permitir um check-in social via Linked In ou Facebook, passa a integrar de vez as redes sociais aos seus vôos. O serviço está disponível para vôos de Amsterdã para São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque e São Francisco e, durante o #webexpoforum, Silvia Levy confirmou que, do Brasil, São Paulo está na frente com os check-ins sociais.  "O sistema permite que pessoas viajando para um mesmo evento, por exemplo, comecem seu networking ainda antes de sua realização", comenta. O uso compartilhado de taxi ou o cafezinho antes de embarcar também estão na agenda dos passageiros em contato por meio do serviço. 

Ações as mais criativas e inovadoras, cada país e empresa vai encontrar a sua forma de desenvolver. Para quem precisa de inspiração, segue um exemplo de como usar o Foursquare em prol de sua empresa. 
  


O WebExpoforum é considerado um dos mais abrangentes eventos da Internet brasileira e congrega todos aqueles que utilizam as oportunidades criadas pela web 2.0 nas mais diferentes áreas: tecnologia, criatividade, comunicação, Inovação, educação, negócios e marketing digital.  Para acompanhar o evento, siga a tag #webexpoforum no twitter. 

Nenhum comentário: