quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nasce a plataforma de negócios online Mimbo

A primeira rede brasileira de negócios com viés para a sustentabilidade terá game para integrar participantes. O recurso entrará em operação em breve e vai promover a plantação de árvores.

Um ano e dois meses depois de sonhos, muitas dúvidas, exaustivas horas trabalhadas, inúmeras saias justas em família e especialmente a abertura e disponibilidade para contatos com gente que nada tinha a ver com seu universo original, e a advogada e empresária do ramo de marcas e patentes, Alessandra Saigali, cortou o cordão umbilical: nasceu, com pompa, glória e na presença de pesos pesados do universo do crowdsourcing, da economia criativa, do empreendedorismo e de redes sociais, a Rede Mimbo.

O lançamento oficial aconteceu ontem, dia 3 de abril de 2012, num encontro marcado via Facebook que reuniu mais de 50 pessoas no auditório da ESPM, em São Paulo, palco, conforme já publicado neste blog, de discussões, painéis e apresentações ligadas ao empreendedorismo.

Foi a primeira vez em que assisti a um Gil Giardelli curador e anfitrião, já que grande parte do empreendimento consolidou-se durante seu curso ministrado naquela instituição para a então aluna Alessandra.  Agora coworker na empreitada de criar um ambiente colaborativo e gerador de negócios com responsabilidade social, visando, inclusive ao cuidado do planeta - a cara dele - Giardelli abriu a cerimônia mostrando o vídeo criado pela sua agência sobre o ambiente (abaixo), explicando detalhadamente a rede.

Otimista, parafraseou um editor do The Economist, dizendo não ter dúvidas sobre o próximo Mark Zuckerberg sair do Brasil. "Precisamos trocar o hiperconsumismo pela colaboração humana e isso exige metamorfose", disse, para depois completar que já estamos em fase de transição: do storytelling ao storybuilding.

O que se seguiu foi um a um, Diego Remus, editor da Statupi e diretor para o estado de São Paulo da Associação Brasileira de Startups, falando de empresas que estão começando seus negócios, Marina Miranda, sócia da Mutopo do Brasil, tirando todas as dúvidas sobre crowdsourcing, e Adolfo Melito, à frente do Instituto da Economia Criativa, da Fecomércio, apresentando conceitos de economia criativa. Tudo bastante bem orquestrado em 15 minutos para cada palestrante, com direito a debate no final.  Não sem antes a própria Alesandra contar como foi a criação da rede, seus maiores desafios e dores de parto da nova vitrine de produtos e serviços.

Quem participar da rede, vai, por meio de um game especialmente criado para integrar os usuários, ajudar na plantação de mudas de árvores. O dispositivo ainda está em fase de testes e alia consciência ecológica ao propósito de sustentabilidade na qual a rede está montada. O nome Mimbo remete ao empresário antenado, moderno e preocupado com seu entorno; ou seja, como a própria Alessandra Saigali, empreendedora nata, que comemora o lançamento da Mimbo depois de tornar-se pioneira na criação da primeira ferramenta de e-commerce de marcas e patentes do mundo, o Certfica Expresso.  É, ela própria, uma rede pioneira e lançada com muita honestidade. A +Mosaico Negócios & Comunicação já está lá. E sua empresa, ou você, quando vai entrar?

Creme de la creme


"O futuro já chegou, só está mal distribuído". A frase, de Willian Gibson, foi aquela na qual Diego Remus, jornalista econômico e diretor do site startupi, inspirou-se para definir a rede.
Marina Miranda: "O crowdsourcing vai cada vez mais fazer parte do cotidiano do negócio como ferramenta estrutural, a exemplo do que ocorre já com Lego, Google e Proctle & Gamble, cuja metade dos novos produtos nasce de plataformas de crowdsourcing, nas quais os clientes sugerem o que quer, vota e melhora o que já existe". 
"Criatividade + inovação, sustentabilidade + responsabilidade social, foco + simplicidade e velocidade + disciplina são conceitos de empresa inserida no cenário da economia criativa", ensinou Adolfo Melito