quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Planeta Comunicação na Era do Diálogo é tema do #congresso4em1 de 2013


O Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013, considerado o maior evento da área em toda a América Latina, está com pré-inscrições abertas. Parte da programação, que engloba 30 palestras temáticas, 6 conferências e contará com programações especiais produzidas em parceria com Aberje, Abracom, Conferp e Intercom, sob o tema “O Planeta Comunicação na Era do Diálogo”, o blog Mosaico Social traz abaixo para ajudar  os profissionais de Comunicação Corporativa, Marketing e Marketing Digital, RP e Jornalismo que, durante os três dias - de 23 a 25 de Abril - vão novamente movimentar o já tradicional local onde ele tem sido realizado há mais de 10 anos, o Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Pra quem nunca teve a oportunidade de ir a um #congresso4em1, como ele tem sido twittado desde o ano passado, vale uma apresentação: o Congresso Mega Brasil acontece em sua 16a. edição. Foi criado em 1998, e é hoje uma das mais importantes arenas de discussão dessa atividade no País, fruto da tradição de antever tendências, debater inovações e mostrar o que de melhor se faz no Brasil no campo da comunicação corporativa. Este ano, o evento conta com o patrocínio master da Bayer e patrocínios temáticos da Andreoli MSL, CDI, CDN, FSB, Edelman Significa, Fundamento, Imagem Corporativa, In Press Porter Novelli e RP1. Acompanhe a programação e aproveite o momento de promoções para garantir sua vaga clicando aqui. #euvou... e você?

Dia 23 de abril de 2013
Terça feira

 8h30 – 9h30
Recepção e Credenciamento

9h30 – 11h50
Curso
Tema: O futuro (presente) do profissional de Comunicação Corporativa
Facilitador: Renato Francisco Mendes, Gerente de Comunicação Corporativa e Marketing/Categorias da Netshoes

12h10 – 13 horas
Conferência de Abertura
Título da Apresentação: A empresa e seu lega social, econômico e ambiental – os desafios de progredir sem medo e preservar com coragem
Convidado: Cledorvino Belini, Presidente da Fiat/Chrysler para América Latina e Presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

13 – 14 horas
Almoço

14 – 15h10
Sessão 1 – Palestras Simultâneas
Palestra 1 – Tema
Título da Apresentação: Vencendo preconceitos e rompendo paradigmas – os desafios do CIB no processo de imagem da biotecnologia no Brasil
Convidada: Adriane Brondani, Diretora Executiva do CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia.

Palestra 2 – Tema Google
Título da Apresentação: aguardando confirmação
Convidado: aguardando confirmação

Palestra 3 – Tema
Título da Apresentação:
Convidado:

15h10 – 15h20
Intervalo de Relacionamento

15h20 – 16h30
Sessão 2 – Palestras Simultâneas
Palestra 4 – Tema reservado à RP1
Título da Apresentação: aguardando confirmação
Convidado: aguardando confirmação

Palestra 5 – Tema: Tendências de Comunicação
Título da Apresentação: Cenários de transição e ambiguidades: os desafios da Comunicação organizacional na busca de um delicado equilíbrio
Convidada: Rachel Mello, Diretora de Pesquisa do Instituto FSB Pesquisa

Palestra 6 – Tema reservado à Fundamento
Título da Apresentação: aguardando confirmação
Convidado: aguardando confirmação

16h30 – 17 horas
Intervalo de Relacionamento

17 – 18h10
Sessão 3 – Palestras Simultâneas
Palestra 7 – Tema: Relações com Investidores
Título da Apresentação: Relações com Investidores – A Integração pela Comunicação
Convidado: Flavio Pestana, Diretor Geral da CDN Comunicação

Palestra 8 – Tema Mercado de Trabalho
Título da Apresentação: O (cada vez mais promissor) mercado para o Relações Públicas
Convidada: Lala Aranha, Presidente do Conrerp – Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas 1ª Região – Rio de Janeiro, e Diretora da Teia de Aranha Comunicação

Palestra 9 – Tema: Comunicação e Cultura
Título da Apresentação: A força da dança na construção da imagem e da reputação empresarial
Convidado: Ana Ponzio, jornalista, crítica, curadora e produtora de eventos na área de dança

18h10 – 18h20
Intervalo Técnico

18h20 – 19h10
Conferência 2
Tema: Novos Paradigmas
Título da Apresentação: Humanidade e Tecnologia: Morrer está fora de moda
Convidada: Graça Taguti, Jornalista, Publicitária, Mestre em Novas Tecnologias da Informação e Cultura pela UERJ, Consultora e Professora de pós graduação em Marketing e Mídias Digitais.

19h10 – 19h30
Intervalo de Relacionamento

19h30 – 20h30
Prêmio Personalidade da Comunicação
Homenageados: Caco Alzugaray, Presidente Executivo da Editora Três, e Domingo Azulgaray, Presidente do Conselho de Administração da Editora Três

20h30 – 22 horas
Coquetel do Prêmio Personalidade da Comunicação

Dia 24 de abril de 2013
Quarta feira

 10h40 – 11h30
Conferência 3 - Internacional
Título da Apresentação: a definir
Convidado: Richard Funess, Senior Managing Partner, da Finn Partners

11h40 – 12h55
Mesa Redonda – Tema: Mídias Sociais
Título da Apresentação: Você no Facebook – os limites da exposição
Convidados: Marcio Lauria, Promotor Público; Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative
Inteligência em mídias sociais e gestão do conhecimento e da inovação; Renato Gasparetto, Diretor de Relações Institucionais e Comunicação do Grupo Gerdau

13 – 14 horas
Almoço

14 – 15h10
Sessão 4 – Palestras Simultâneas
Palestra 10 – Tema: Lançamento de um novo serviço para a Comunicação Corporativa
Título da Apresentação: Apresentação ao vivo da primeira plataforma na nuvem para gestão da Comunicação (apenas para confirmados)
Convidado: Rodrigo Azevedo, CEO e fundador do Comunique-se

Palestra 11 – Tema: Comunicação Interna
Título da Apresentação: As razões que levaram a Braskem a ser escolhida a Empresa do Ano pela Aberje
Convidado: Nelson Letaif, Diretor de Comunicação Empresarial da Braskem S.A.

Palestra 12 – Tema: Reputação e Marca
Título da Apresentação: 150 anos – como conciliar tradição e inovação para fortalecer uma marca
Convidado: Paulo Pereira, Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil

15h10 – 15h20
Intervalo Técnico

15h20 – 16h30
Sessão 5 – Palestras Simultâneas
Palestra 13 – Tema: Redes Sociais
Título da Apresentação: Crise em Redes Sociais
Convidada: Risoletta Miranda, Jornalista com MBA em Marketing, premiada em 2011, no Festival de Cannes, com um Leão na Categoria PR – Melhor Uso de Redes Sociais,  e Sócia-Diretora da FSB Digital

Palestra 14 – Tema: Carreira
Título da Apresentação: O conhecimento que faz a diferença e impulsiona uma carreira
Convidado: Francisco Viana, Escritor, mestre em Filosofia Política e consultor em Comunicação

Palestra 15 – Tema Comunicação Interna
Título da Apresentação: Motivação com engajamento e criatividade – Como a Dupont construiu seu relacionamento com os funcionários, tornando-se uma das melhores empresas para se trabalhar
Convidada: Vivian Bialski, Diretora de Comunicação Corporativa e Comunicação de Marketing da DuPont para a América Latina

16h30 – 17 horas
Intervalo de Relacionamento

17 – 18h10
Sessão 6 – Palestras Simultâneas
Palestra 16 – Tema: Marketing Corporativo
Título da Apresentação: Inovação e criatividade em Marketing Corporativo
Convidada: Martha Gabriel, Coordenadora do MBA em Marketing da HSM Educação, autora do best seller "Marketing na Era Digital”

Palestra 17 – Tema: Relações com a Imprensa
Título da Apresentação: Relações empresa-imprensa: jornalismo em tempos de múltiplas plataformas e velocidades"
Convidado: José Paulo Kupfer, jornalista e colunista do jornal O Estado de S.Paulo


Palestra 18 – Tema Comunicação Corporativa na América Latina
Título da Apresentação: As peculiaridades da Comunicação Corporativa na AL e a influência brasileira em sua organização
Convidados: Marcio Polidoro, Diretor de Comunicação da Odebrecht S.A., Diretor do Capítulo São Paulo e membro do Conselho Consultivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial; Elisa Prado, Diretora de Comunicação da Tetra Pak para AL (a confirmar), e Valter Brunner, Diretor de Comunicação da Syngenta América Latina

18h10 – 18h20
Intervalo Técnico

18h20 – 19h10
Conferência 4 – Internacional
Título da Apresentação: A Importância da Criatividade para Alavancar Resultados aos Negócios
Convidado: Bob Bejan, Chief Development Officer da MSL Group, com sede em Paris.

19h30 – 21 horas
Lançamento do Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa 2013
  
Dia 25 de abril de 2013
Quinta feira

9h30 – 10h20
Conferência 5 - Internacional
Título da Apresentação: reservada à S2/Publicom
Convidado: a guardando confirmação.

10h20 – 10h30
Intervalo Técnico

10h30 – 11h40
Sessão 7 – Palestras Simultâneas
Palestra 19 – Tema Comunicação e Direito
Título da Apresentação:  
Convidado: Marco Chiaretti, consultor em Mídias Digitais

Palestra 20 – Tema
Título da Apresentação: Marketing Motivacional – como quebrar barreiras e conquistar o público interno para as causas e os negócios de uma organização
Convidados: Edmundo Almeida, Publicitário, sócio diretor da People Mais, professor da ESPM e membro dos grupos de trabalho e pesquisa da Ampro – Associação Brasileira de Marketing Promocional; Renato Avanzi, Jornalista, comunicador empresarial, professor de pós graduação dos cursos de Marketing Motivacional na Ampro – Associação Brasileira de Marketing Promocional

Palestra 21 – Terma Carreira
Título da Apresentação: Perfil e desafios do novo profissional de comunicação global - O que as agências, as empresas e os clientes querem de você
Convidado: Ciro Dias Reis, Diretor Presidente da Imagem Corporativa, Diretor da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Vice presidente da PROI – Public Relations Organization International

11h40 – 11h50
Intervalo Técnico

11h50 – 13 horas
Sessão 8 – Palestras Simultâneas
Palestra 22 – Tema Planejamento Estratégico
Título da Apresentação: Rio 2016: Planejamento Estratégico de Comunicação
Convidados: Carlos Villanova, Diretor de Comunicação do Comitê Organizador Rio 2016, e Kiki Moretti, diretora-presidente da In Press Porter Novelli

Palestra 23 – Tema
Título da Apresentação:
Convidada:

Palestra 24 – Tema Relações Públicas
Título da Apresentação: Engajamento Público: a evolução das Relações Públicas
Convidada: Yacoff Sarcovas, Ceo da Edelman Significa

13 – 14 horas
Almoço

14 – 15h10
Sessão 9 – Palestras Simultâneas
Palestra 25 – Tema Relações Governamentais
Título da Apresentação: Relações Governamentais & Lobby: oportunidade de carreira e desafios éticos
Convidado: Gilberto Galan, Diretor da Galan & Associados, Membro do Conselho Deliberativo da Aberje, Consultor Empresarial, autor do livro “Relações Governamentais & Lobby – Aprendendo a Fazer” e professor nos cursos de pós-graduação e MBA na  ESPM e na Aberje

Palestra 26 –
Título da Apresentação: Como criar e ativar uma curadoria de informações corporativas focada nos vários stakeholders
Convidado: Manuel Fernandes, Diretor da Consultoria Bites

Palestra 27 – Tema
Título da Apresentação:
Convidado:

15h10 – 15h20
Intervalo Técnico

15-20 – 16h10
Conferência 6
Título da Apresentação: As 11 conversas das quais
,0as companhias não podem ficar de fora
Convidados: Ana Paula Pessoa e Thomas Kamm, sócios da Brunswick Brasil

16h10- 16h30
Intervalo de Relacionamento

16h30 – 18 horas
Crème de la Crème – o que de melhor se leva do Congresso.

Gostou?  Comente, compartilhe. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oito tendências para 2013: experiência do usuário é o foco


Todo começo de ano é a mesma coisa - a gente faz um  balanço do ano que passou, pensa no que deu certo, deixamos para trás o que não deu e focamos no futuro, nas enormes possibilidades que a mudança de calendário nos proporciona. Na esteira delas, as tendências. 

Em 2012, muita coisa aconteceu e o blog acabou ficando à deriva. Uma pena, de verdade, especialmente depois dele ter sido uma referência de trabalho, indicado para o Prêmio Mulher Imprensa do ano. Mas aquela fase passou - ufa! - e, motivada por algumas mudanças em curso e pelo início do ano, volto a escrever sobre tudo o que este blog abrange, num mosaico psicodélico e, talvez por isso mesmo, nem tão maçante. 

Para post número um de 2013, destaco oito tendências apuradas em troca de experiências e leituras diversas. Interdependentes, elas apontam para a a vez absoluta do usuário, portador de aparelhos cada vez mais conectados, menores e amigáveis. Em 2013, menor, individual e mais concentrado... é mais!

  1. A ascenção do móvel: Depois do boom dos tablets e dos smartphones, a indústria de dispositivos móveis para comunicação percebeu que reunir todas as funcionalidades em um só aparelho é a bola da vez. A utilização de tablets com fones de ouvido para fazer ligações juntando os melhores dos mundos em um só aparelho é tendência para este ano.
  2. Maior uso das  mídias sociais pelas empresas: o que será do velho e-mail, a gente ainda não pode dizer, mas verdade é que as empresas cada vez mais usam as mídias sociais para fazer contatos e fechar negócios, além de recrutar novos talentos. Que o digam o Twitter, Facebook e o Skype,  alternativas a ligações e encontros diretos entre clientes, prospects e, por que não dizer, jornalistas.   
  3. Aumento do Social CRM: como decorrência da tendência anterior, a migração do antigo CRM para os canais sociais - as empresas vão investir cada vez mais para que o backoffice atenda ao Social CRM - e tudo isso em ambiente virtual, na nuvem. 
  4. Experiência do usuário: essa é a bola da vez em termos de tendência. Por isso, as empresas de todos os tamanhos têm-se preparado para oferecer plataformas de relacionamento  cada vez mais amigáveis,  que permitam não somente gerar a melhor experiência entre usuário e marca, mas este relacionamento seja quantificado e qualificado. 
  5. ROE substituirá o ROI: o foco das empresas de quantificar o ROI - Retorno será migrado para o impacto do engajamento entre usuário e marca - o ROE, retorno sobre engajamento. Este ano, as KPI (Indicadores chave de desempenho) vão definitivamente substituir as métricas quantitativas de número de seguidores e curtições em mídias sociais.
  6. Curadoria Social: essa é pra quem lida com conteúdo e faz um link com um dos últimos posts escritos aqui no blog. O processo de filtragem de informações relevantes para nichos de leitores vem ao encontro da preocupação em proporcionar a melhor experiência aos leitores.
  7. Uso de vídeos: o mundo vivenciará um aumento exponencial do uso de vídeos para alavancar ideias e vendas.  
  8. A era do Big Data: ainda no quesito conteúdo, agora na área jornalística, a certeza de que entramos definitivamente no mundo do big data - o que levará a sociedade a se municiar de informação relevante para cobrar mais de seus governos  e melhorar as condições de vida das populações.

Gostou do post?  Comente, compartilhe!