sexta-feira, 28 de março de 2014

A internet mudou a comunicação, e a comunicação tem mudado o mundo dos negócios. Por que não o congresso da Mega Brasil Comunicação?

Existem coisas que a gente já sabe que vai encontrar todos os anos, mais ou menos na mesma época. É assim com o carnaval, a páscoa e outros feriados; mas é assim também com alguns eventos, que já entraram para a Agenda dos acontecimentos de mercado.  Na área de comunicação corporativa, por volta de março e abril, há mais de 15 anos colegas e profissionais já se acostumaram à movimentação que rola para participar do único congresso do tipo no País: o Congresso da Mega Brasil Comunicação. 
Algumas características não mudam nunca; ele acontece em três dias, geralmente em maio e em São Paulo, agrega o lançamento do Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa e sempre termina com a sessão Crème de la Crème, um fechamento geral dos trabalhos. Pelo menos nos últimos 10 anos tem sido realizado no Centro de Convenções Rebouças, e a razão é simples. Bem localizado, permite acesso pelo metrô, tem várias linhas de ônibus que passam pelo local, além de estacionamentos na redondeza. Claro que o tráfego na Avenida Rebouças vem piorando a cada dia, mas, onde não? Este ano, com as obras de atualização em curso naquele local, certamente algumas mudanças físicas serão observadas; e para melhor.
Ainda assim, o evento sempre traz novidades- já houve sessão de cinema com discussão do tema com o diretor, desfile de moda corporativa com dicas de como se maquiar, sessão de ginástica laboral, evento para discutir o jornalismo literário, exposições de fotos... Este ano notícia que vai dar o que falar é a palestra inspiradora, em que um ex-executivo vai contar sua experiência de deixar o mercado, virar dona de casa e... gostar da experiência.  A novidade mesmo é a primeira edição do Fórum do Pensamento, que colocará na mesma mesa o professor e cientista José Goldemberg, o empresário Jorge Gerdau, o presidente do Grupo Abril Fábio Barbosa e o professor e consultor em comunicação Gaudêncio Torquato para debater O Brasil dos sonhos e o Brasil real.  Fora isso, o congresso atualizou seu nome; antes chamado Congresso Mega Brasil de Comunicação Corporativa, passou a ser o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. A hashtag também mudou; de #congresso4em1, agora é conhecido por #CBCC2014.  Por fim, o evento está mais enxuto.
Marcado para os dias 6, 7 e 8 de maio, no mesmo batlocal, a 17ª edição do evento tem como tema central Inteligência e comunicação estratégica na era da sociedade participativa. Vão ser 30 atividades, entre conferências, mesas-redondas e palestras temáticas. Destaques? Vários: A Conferência Magna de Abertura, feitapelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. Em ano de eleição, ele vai focar seu discurso em ética e cidadania; A homenagem à jornalista Míriam Leitão, com a entrega do PrêmioPersonalidade da Comunicação 2014. No quesito conferências internacionais, que este ano trarão executivos da Weber Shandwick e da GolinHarris, a criação e distribuição de conteúdo como oportunidades de negócios para marcas e como potencializar a dinâmica das informações no ambiente digital em engajamento.  Até maio, as inscrições podem ser feitas aqui com desconto e com pacotes especiais para várias categorias. Agora, se não der para estar lá, haverá como ter uma ideia geral do conteúdo das palestras pela cobertura online para o  Jornal da Comunicação Corporativa, para Twitter e Facebook. Novamente, vou coordenar o time que vai escrever as matérias, que sempre traz gente de várias tribos, entre jornalistas, relações públicas e internacionais e publicitários.  Não dá para entregar o jogo todo nos textos, mas vai ficar o gostinho de quero mais... no ano que vem!

Nenhum comentário: